Vídeo online é a tendência no Digital

A forma como as pessoas consomem conteúdo muda a todo momento e isso cria tendências periódicas. Parece que faz séculos desde que o rádio surgiu e dominou a casa das pessoas ou até a TV, que criou um monopólio de audiência aparentemente incapaz de ser superado. E então surgiu a internet para revolucionar a forma com que o público consome o conteúdo, tanto de marcas quanto de entretenimento em geral.

Atualmente, a grande tendência no mercado digital são os vídeos online, que se tornaram referência no acesso às informações e cresceram 90% nos últimos três anos, de acordo com pesquisa da Provokers 2017. Uma pesquisa realizada pelo Google afirma que no período de um mês, 86% das pessoas entrevistadas assistiram algum vídeo em plataformas online.

Por falar em plataformas, o Youtube recebe cerca de 1,5 bilhão de visitas mensais em todo o mundo. Não é à toa que em 2 anos, ele cresceu 54% e recebeu 35 milhões de novos usuários. E o Brasil é o vice-campeão mundial em horas assistidas no Youtube.

Em comparação a TV, os vídeos online estão quase alcançando o tempo em que as pessoas passam assistindo algum conteúdo televisivo. Na TV, são 22,6 horas enquanto na web são 15,4 horas. No total, 84% dos entrevistados utilizam um smartphone para assistir vídeos, o que reforça ainda mais a importância do mobile.

Quando as pessoas começam a consumir conteúdos em lugares diferentes, suas noções de “celebridades” também são afetadas. Outra pesquisa do Google intitulada “Os Influenciadores de 2017 – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros”, mostra que 5 das 10 personalidades listadas são Youtubers. E quem lidera o ranking é o Whindersson Nunes com mais 23 milhões de inscritos em seu canal. Os demais youtubers citados foram Flavia Calina, Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto.

A característica principal é o tom de proximidade com o qual os influenciadores tratam seu público.

Eles contam histórias, são engraçados, carismáticos e muitas vezes até polêmicos e conversam com seus espectadores como se fossem velhos amigos. Isso gera uma relação de identidade e cria um diálogo com quem acompanha esses canais. Não existe uma receita de sucesso para ser famoso no Youtube, mas essas são algumas singularidades de quem está no topo dos mais lembrados.

O ideal é alinhar a estratégia de marketing digital de sua marca para criar conteúdos em vídeos exclusivamente online, usando a linguagem que esse público já está acostumado nas plataformas para que não saia do meio de interesses.

Aproveite essa tendência!

 

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email