Micro-momentos – decisões de compra estão cada vez mais velozes

Nos últimos anos tivemos avanços tecnológicos que criaram novos hábitos. Hoje conseguimos ter informações sobre os produtos que temos interesse de maneira quase instantânea, com apenas alguns cliques.

Pense quantas vezes no último mês você precisou pesquisar sobre um produto, serviço ou local e foi direto buscar no seu celular ou tablet. Pode ter sido naquela saída com amigos em que vocês olharam destinos de viagem, quando estava no salão e quis uma inspiração de corte de cabelo ou mesmo para checar as avaliações de um produto que você está interessado.

Esses minúsculos momentos entre a intenção, pesquisa e tomada de decisão, que ocorrem durante a jornada do consumidor, estão cada vez mais rápidos e cheios de informações. Os ‘micro-momentos’, como são conhecidos, são identificados pelo Google como fundamentais na hora de tomar uma decisão de compra, seja online ou física.

Lisa Gevelber, VP de Marketing do Google, indica também que esse hábito de pesquisar antes de tomar uma decisão de compra, que antes era realizado apenas para bens de alto valor ou importância, hoje também é realizado com itens e serviços do dia a dia. Com a facilidade em acessar os buscadores pelos smartphones, houve um crescimento de 80% nas pesquisas e compras também para objetos cotidianos, com o grande interesse por avaliações e opiniões.

Como usar os micro-momentos ao seu favor?

Ok, você concorda que os hábitos de compra e pesquisa mudaram, mas qual a relação disso com o seu negócio? Uma pesquisa feita pela Purchase indica que 82% dos usuários de smartphones recorrem ao celular antes de realizar uma compra (mesmo dentro de lojas físicas) ou quando precisam resolver um problema. Assim, se sua empresa ainda não está atuante no meio online, possivelmente perderá a chance de encantar novos clientes.

Em um padrão cada vez mais imediatista, os consumidores buscam por praticidade e conforto, assim quando elas pesquisam sobre um restaurante, por exemplo, elas querem saber rapidamente o horário de funcionamento, endereço, se faz entrega, como fazer reserva, as avaliações, se tem estacionamento… Ter essas informações atualizadas e bem formatadas nos canais online pode ser fundamental nesses ‘micro-momentos’ entre a intenção e a tomada de decisão em qual restaurante ir.

Assim, mais do que nunca, você precisa entender e antecipar as necessidade dos clientes, facilitando cada vez mais a navegação e o acesso às informações mais importantes: 53% dos visitantes abandonam sites mobiles que levam mais de três segundos para carregar, por exemplo. Conhecer quem é seu público, o estilo de vida e expectativas nunca foi tão importante quanto hoje.

Para as marcas, esse é o momento de facilitar ainda mais o contato com seus potenciais consumidores, oferecendo informações e canais online em que eles possam tirar dúvidas, encontrar rapidamente o que precisam e que utilizem esses ‘micro-momentos’ ao seu favor.

 

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email