Como criar uma estratégia digital para a sua empresa?

O digital cresce exponencialmente e as empresas precisam se posicionar nesse ambiente. A pergunta é: como fazer isso da maneira correta? É aí que entra a estratégia digital! Todo mundo já sabe que estar presente online não é “só postar uma imagem no Facebook e pronto”. Exige um plano abrangente que contempla diversas ações para alcançar os objetivos definidos.

Antes de tudo, é preciso lembrar que digital não sinônimo de redes sociais. Esses são apenas canais a serem utilizados. O ‘digital’ envolve um conjunto de ações que incluem o uso de plataformas e ferramentas online, como redes sociais, site, blog, e-mail marketing, anúncios e até aplicativos. Há muito para ser explorado! Entres as principais estratégias podemos citar o marketing de conteúdo, de busca (SEM), SEO, social media marketing, mídia online etc. Claro que nem tudo se encaixa no objetivo ou no budget da empresa, mas é possível alinhar ações que incluam as principais ferramentas, trabalhadas de forma criativa e em sintonia.

O planejamento envolve definir os objetivos, ações, escolher os canais de divulgação, os formatos que serão utilizados, conteúdos, integrações, entre outros. Os objetivos de marca podem ser, por exemplo, trabalhar o branding e consolidar a marca dentro do seu segmento, focar no relacionamento ao gerar diálogo com seu público entregando soluções, ou aumentar o número de leads, entre outros.

Alcance o público certo!

Para conseguir identificar com eficiência qual é o público e como alcançá-lo de forma correta nas plataformas digitais é preciso contar com análises e estudos a fim de segmentar quem será alcançado pela sua campanha.

Ë fundamental entender como essas pessoas se relacionam com as mídias, comportamentos de consumo digital, como sua jornada para poder definir por exemplo uma régua de relacionamento, impactando o usuário nos momentos certos.

Engajar é preciso.

Para gerar engajamento, é necessário criar histórias com a sua audiência. Uma grande oportunidade está nas redes sociais! Além da segmentação, definir quais os melhores canais e formatos de conteúdo podem ser decisivos nos resultados e na efetividade. O conteúdo é uma poderosa forma de engajar, seja distribuído por email marketing, social, blog, app…

Atrair e converter!

Clientes em potencial estão por toda parte! Com as ferramentas certas é possível atraí-los e convertê-los em leads. Adquirindo, no processo, informações importantes para que a empresa possa contatar aquela pessoa oferecendo um produto/serviço de seu interesse. São inúmeras ações que podem fazer parte dessa estratégia desde a atração com conteúdo em landing pages, anúncios com cadastro, notificações por push, customização de produtos, re-targeting e testes A/B de público que podem levar à conversão.

As ações digitais geram muitos dados e a análise dos resultados fica muito mais completa. Tendo em mente as métricas corretas de acordo com cada objetivo pode-se entender e otimizar a estratégia adotada em cada canal.

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email