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Como capturar leads no Facebook?

Os leads são oportunidades de converter pessoas interessadas (em um produto ou serviço) em clientes. A geração de leads conta com diversas ferramentas, mas uma das mais recentes e interessantes, que promete bons resultados, é pelo Facebook.

Mas você deve se perguntar, por que trabalhar leads? Porque é uma forma de conhecer, melhor seu público potencial e transformá-lo em uma oportunidade de venda. Essa é uma tarefa difícil e deve contar com uma boa estratégia. A captura de leads faz parte de um processo conhecido como “funil de vendas”, filtrando as pessoas cada vez mais propensas a comprar o seu produto/serviço.



Para identificar leads é necessária a captura de contatos e até mesmo outras informações relevantes, e tudo termina no preenchimento de um formulário (e sua conclusão)! O público geral será atraído pelo seu conteúdo (visitante), após demonstrar interesse no assunto abordado ou em algum benefício oferecido, como um conteúdo especial ou teste gratuito, será direcionado para um formulário (como pré-requisito para adquirir o material). Aí ele se torna um lead! Esses dados são fundamentais para identificar quais pessoas têm realmente interesse na sua marca ou no segmento/temática nos quais sua marca está inserida e depois serão utilizados para um trabalho mais pontual e segmentado de vendas.



Para que todo esse processo ocorra é necessário ter uma landing page, que é uma página para captura do lead com um formulário bem pensado, botões de call-to-action, entre outras configurações.

Por que gerar Lead pelo Facebook?

O Facebook Lead Ads é uma excelente ferramenta para capturar leads. Pode ser utilizada mesmo se a empresa não possuir site ou não for possível criar uma boa landing page. Pelo Facebook os anúncios contém formulários, que são bem simples, rápidos para responder e não é preciso sair da plataforma! Os formulários abrem logo após clicar no anúncio, o que é ótimo pois reduz a taxa de desistência, além de serem perfeitos para o mobile!



Os formulários são personalizáveis, podem ser adaptados de acordo com cada objetivo, alterando os campos e contando ainda com uma opção de pergunta/resposta aberta. E o melhor, a maioria dos campos são preenchidos automaticamente, puxando os dados da conta logada. Existe aqui a opção para o público de editar as informações de contato (privacidade) que só são finalizadas com o botão "enviar". A assertividade está também na segmentação bem direcionada, assim como nos demais anúncios, pois uma série de estratégias podem ser aplicadas aqui.

No anúncio, para atrair interessados, geralmente se oferecem recompensas gratuitas, como promoções ou conteúdos como webinars, e-books, whitepapers, pesquisas, infográficos, quizzes, séries temáticas, planilhas e templates.

Após capturar os leads é possível desenvolver uma série de ações como pesquisas ou trabalho de remarketing para trabalhar a base de dados que você adquiriu. Ë preciso fazer a gestão alinhada com ações digitais estratégicas para manter a conversa com seus públicos.

Com esse formato, utilizamos todas as possibilidades de segmentação do Facebook junto com a praticidade e velocidade na captura de leads, pois sequer precisamos criar uma página e o autofill agiliza todo o processo. Gostou? Descubra com a nossa equipe de especialistas as possibilidades de usar essa ferramenta na sua estratégia!