A importância das redes sociais para as empresas brasileiras em 2017

Milhares de empresas interagem todos os dias com os 103 milhões de usuários ativos de mídias sociais no país. Já apontamos no ano passado alguns comportamentos importantes dos brasileiros nas Redes Sociais, mas e as empresas? Como está a presença delas nas redes sociais? Algumas respostas podem ser encontradas numa recente pesquisa realizada pela Rock Content. Confira os principais dados e acompanhe as tendências:

As redes sociais fazem parte da estratégia de  92,1% das empresas. Os principais motivos de uso são: visibilidade online (83,2%) e interação com o público (63,2%). Já o benefícios principais por ordem de relevância são: divulgar a marca, engajar a audiência, aumentar tráfego no blog/site e ampliar as vendas/clientes.

As principais redes usadas são o Facebook com 97,6% e o Instagram com 63,3%. Essas duas consideradas as que têm melhor eficácia em resultados. Outras redes mais trabalhadas são o LinkedIn (46,2%), Twitter (44,6%) e Youtube (44,2%).

Os conteúdos mais divulgados nas Redes Sociais são imagens e gifs (72,4%), posts em blog (53,5%), vídeos (44,9%), seguidos por ebooks, infográficos, Live vídeos e Podcasts . E quais engajam mais? De acordo com a pesquisa, as taxas mais altas são imagens e gifs (40,8%), vídeos (28,8%) e posts no blog (18,9%).

Mais de 60% da empresas investem em mídia paga como uma estratégia, com os principais objetivos de aumentar a visibilidade da marca, vender produtos e serviços e ajudar na divulgação de blog posts e ebooks (25,6%). O orçamento fica mais concentrado no Facebook (98,5%) e no Instagram (36,5%)

>> Entenda como as redes sociais podem acelerar seus negócios

INSIGHTS ESTRATÉGICOS

Seguir uma estratégia bem definida é muito importante! E fica constatada a eficácia que vai da visibilidade ao engajamento. Algumas estratégias identificadas pela pesquisa foram o uso de um calendário editorial, ter dias definidos, seguir um número padrão de posts e determinar o horário para essas publicações.

O uso do calendário editorial, por exemplo, é considerado muito eficiente e promove uma média de visitas no blog 2,8 vezes maior do que quem não usa essa estratégia. A determinação de um horário para as postagens foi considerada a estratégia de maior impacto também.

Geralmente as empresas apresentam uma frequência média de postagens de 1 a 3 vezes na semana. Identificou-se que as empresas que praticam o marketing de conteúdo apresentam em média 7,7x mais visitas no blog.

DESAFIOS

Os principais desafios avaliados pelos entrevistados foram:

  • – manter o público engajado (70,9%)
  • – aumentar o alcance das publicações (63%)
  • – manter uma frequência de publicação (39,8%)
  • – monitorar as menções e comentários sobre a marca (22,2%)

E a sua empresa como ela se comporta nas redes sociais? Você tem alcançado bons resultados? Já possui uma equipe de especialistas pra te ajudar?

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