Marketing Sazonal? Saiba como usar datas comemorativas a favor de sua empresa!

Ter uma boa estratégia de conteúdo, aliada ao Marketing Sazonal, é imprescindível para que sua marca se destaque nas redes sociais. E não importa qual seja seu ramo de atuação, elas devem estar sempre atualizadas com conteúdos relevantes para seu público alvo. Para promover um bom relacionamento com seus fãs e aumentar as vendas da sua empresa, os conteúdos não podem ficar de fora das suas estratégias de Marketing Sazonal. Ainda que você esteja aparentemente só interagindo com os fãs, quando uma marca está bem posicionada nas redes sociais, ela está constantemente sendo lembrada, logo, você tem mais contato com o seu consumidor e se torna mais íntimo dele.

Na teoria, uma marca deve produzir conteúdo relevante todas as semanas do ano. Mas a frequência depende de sua estratégia digital. No final das contas, são muitos conteúdos que devem ser produzidos e o Marketing Sazonal vai ajudar sua marca a se manter relevante o ano todo. No entanto, é preciso considerar sempre um conteúdo prático e de fácil assimilação. Afinal, as coisas nas redes sociais acontecem na velocidade da luz! A concorrência por um lugar ao sol na timeline do seu consumidor é grande.

Marketing Sazonal: você sabe o que é?

Os conteúdos específicos para cada momento especial ao longo do ano fazer parte do Marketing Sazonal. É aquele conteúdo, post ou ação sobre o Natal, Carnaval, ou Dia das Mães, por exemplo. Com um Marketing Sazonal bem construído, é a oportunidade que sua empresa tem para alavancar as vendas em determinadas épocas do ano!

  • Analise todas as oportunidades com antecedência no calendário e aproveite principalmente as que mais tem relevância com a sua marca. Hoje em dia existem inúmeros calendários de datas comemorativas na internet que vão te ajudar muito a escolher as datas mais adequadas para sua marca e seus objetivos.
  • Estabeleça objetivos para as campanhas: seja para vender mais em épocas de boa venda, vender mais em épocas de vendas fracas, gerar mais interatividade, homenagear seus colaboradores, mostrar mais os bastidores de sua empresa, lançar um novo produto ou serviço… as campanhas sazonais se encaixam. No Carnaval, por exemplo, uma fabricante de sorvetes pode usar sua campanha sazonal para divulgar um patrocínio em algum bloco de carnaval de rua; mas um restaurante, que tem uma visitação menor nestes dias de feriado, pode pensar em uma campanha para estimular o consumo, com cupons de desconto ou promoções.
  • Produza conteúdos interessantes e que estejam de acordo com seu objetivo e com os valores de sua marca.
  • Não se esqueça das métricas! Analise todas as suas campanhas, inclusive as sazonais. É a oportunidade de ver quais estratégias foram melhores ou piores e se planejar para as próximas ações! Marketing Digital não é só interação, é também muito planejamento e análise.

Mas só em datas comemorativas? Claro que não!

O Marketing Digital, de forma geral, pode e deve ser uma peça estratégica e fundamental para empresas de qualquer segmento.

Uma das maiores vantagens do marketing digital, diferente das mídias tradicionais, é poder acompanhar os resultados a qualquer momento e, se necessário, adotar mudanças rápidas nos rumos das campanhas, sempre visando os melhores resultados.