Influenciadores Digitais: como alinhar essa tendência com o seu negócio?

Recomendações sempre foram importantes no momento de definir uma compra, fosse o conselho de um amigo, a influência das celebridades ou as críticas em jornais e revistas. Hoje, porém, com consumidores mais conectados, são os influenciadores digitais, entre blogueiros, youtubers e instagramers que realizam esse papel de despertar o interesse ou recomendar produtos e serviços, como formadores de opinião.

Para entender o impacto dos influenciadores digitais, mil consumidores foram analisados pela pesquisa The Influence of Influencers da Geometry Global, com a constatação que entre os jovens os influenciadores hoje são a principal referência de compras, especialmente nos segmentos de produtos eletrônicos, alimentos, moda, cosméticos, livros e viagens.

Qual a diferença dos influenciadores com as celebridades?

O público dá mais credibilidade quando outras pessoas falam do produto, ao invés da própria marca se divulgar. Diferente das celebridades da TV, do cinema e da música, que até décadas passadas ditavam as tendências, os influenciadores são vistos como pessoas mais tangíveis, mais próximos do dia a dia e com o estilo dos seguidores.

Enquanto as celebridades devem estar sempre bem produzidas, maquiadas e assessoradas, os influenciadores digitais têm mais liberdade para produzirem conteúdos originais e espontâneos. Hoje, 70% dos adolescentes que acessam o Youtube se identificam mais com influenciadores do que com celebridades, como indica o Google Insights.

Assim, quando o influenciador fala do seu produto, ele vai além dos atributos físicos e informações de um release, conseguindo também inserir um pouco de personalidade, opinião e dinamismo, sendo diferente de um vídeo institucional, por exemplo. Para o público, é como se ele desse o certificado que determinada marca, serviço ou produto é realmente adequado para os seguidores.

Como inserir influenciadores na sua estratégia?

Influenciadores levam tempo para formar um público interessado e realmente engajado. Hoje, entre as figuras indicadas pela pesquisa “Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros”, realizada pela Provokers para o Google e o Meio & Mensagem, no top 10 temos, ao lado de artistas populares, youtubers como Whindersson Nunes, dono do maior canal de YouTube do Brasil em nu?mero de inscritos, Flavia Calina, Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto.

Um erro, porém, é associar sua marca ou empresa com um youtuber ou blogueiro famoso, mas que na realidade não tem relação com a sua marca ou estilo de vida que você propaga. O que vemos na prática, é uma procura cada vez maior por influenciadores que trabalham com conteúdo original e público bem definido, como os microinfluenciadores ao invés de grandes influenciadores que atingem milhares de pessoas massivamente, sem muita distinção ou segmentação.

Para não errar na ação, analise o perfil do influenciador, os assuntos mais frequentes, suas postagens pessoais e se ele está de acordo com os valores da sua marca e do público que você tem interesse: de pouco vai adiantar ter uma conhecida youtuber de moda dando depoimento sobre um lançamento automotivo, por exemplo, se esse público não for relevante para você. Micro Influenciadores de nicho podem ter um engajamento e resultando ainda mais expressivo nesses casos.

De acordo com a última pesquisa do Youpix, quando bem selecionado e direcionado, o influencer pode ajudar nos resultados digitais, já que 93% das compras começam com uma busca online. Como sempre indicamos, ter claro sua estratégia digital, qual seu público e objetivo é fundamental para ter o melhor resultado, desde a produção de conteúdos até a escolha e contratação de um influenciador que possa divulgar e certificar sua marca.

Os influenciadores também podem ser categorizados de diferentes formas, como pode-se observar no quadro abaixo, tendo alcance, relevância e contextualização distintos. Tudo está alinhado ao objetivo de cada ação!

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