Da passagem ao check-in: como o digital mudou a rotina dos turistas?

Pesquisar os melhores destinos, restaurantes, hotéis com melhor custo-benefício, pontos turísticos, passagens com promoção… do planejamento à divulgação das fotos de viagem, hoje os turistas contam com a facilidade de programar a viagem dos sonhos com apenas um celular nas mãos. Conseguir ajudar esses viajantes no momento certo pode ser o diferencial de uma boa estratégia digital para empresas de turismo.

Viajantes Online

Por dados internos do Google, em 2017 foram realizadas 1 bilhão de buscas relacionadas a viagens, sendo que 56% das buscas por turismo foram realizadas pelos smartphones. Como resultado, mais de 50% das vendas de hospedagens no período foram realizadas  diretamente pela internet.

Entre os destaque do levantamento, está a crescente procura por vídeos no Youtube na categoria de viagens, com o expressivo crescimento de 479% nos últimos dois anos. Entre os conteúdos mais pesquisados nessa categoria há o interesse por vídeos com dúvidas práticas de quem está começando a pesquisar uma viagem, como dicas para tirar o passaporte, locais para conhecer em determinados países ou recomendações de segurança.

Momentos de viagem:

Como indicado pelo Google, as viagens exigem três momentos: planejamento, compra e o pós-compra. Especialmente em uma atual realidade em que os turistas viajam com seus celulares e tablets à mão, essas pesquisas por atrações, passeios, restaurantes e melhores dicas acontecerá tanto antes de sair de casa quanto ao chegar ao destino de viagem, sendo indispensável que as empresas de turismos estejam atentas para essa nova realidade.

A recomendação, portanto, é que as marcas de turismo, que vão das companhias aéreas a grandes redes de hotéis, estejam em todas as etapas dessa pesquisa com uma presença online bem construída, oferecendo muito além de canal de contato, mas proporcionando um relacionamento com esse turista, seja oferecendo um conteúdo relevante para a viagem, um atendimento disponível quando houver algum problema e, principalmente, estando com informações atualizadas em todos os canais disponíveis.

Nesse clima de festas e férias no fim do ano a Luggio, marca nacional de acessórios divertidos e cheios de estilo para viagens, e que atendemos aqui na Webcompany, já está com suas campanhas de venda online no ar, explorando o potencial dos formatos de anúncios nas redes sociais e destacando a variedade de produtos que atendem diferentes estilos e gostos dos viajantes. Oferecendo desde dicas de destinos exóticos até promoções em diferentes produtos, a marca vem construindo essa identidade de viagens divertidas, seguras e diferentes ao longo do ano.

Assim, seja no celular ou no desktop, estar dentro da timeline de quem está pesquisando ou começando a sonhar com a próxima viagem é o diferencial que vai encantar os turistas e levar o serviço do online para a realidade.