Conversão de clientes: como vender mais com inbound marketing

Conversão de clientes, negócios fechados, vendas realizadas, cada empresa tem seu termo para explicar e comemorar a entrada de novos clientes. Esse é um dos principais objetivos de uma instituição e aquelas que estão investindo em estratégias de inbound marketing têm muitos motivos para celebrar, já que percebem o aumento da receita na prática.

O comportamento dos consumidores tem sido influenciado pela transformação digital. Eles tem certeza do que querem e sabem que as informações estão a um clique de distância. É nesse cenário que o inbound marketing se faz importante. Para acompanhar esse ritmo e buscar um bom resultado de conversão de clientes, as empresas estão investindo cada vez mais em métodos de atração e em formas de aumentar a autoridade sem que o contato com o usuário seja incômodo.

O estudo Panorama PMES, realizado pela Resultados Digitais, entre 14 e 29 de maio de 2020, com 1.447 pessoas, mostrou que 85,6% das empresas afirmaram que o marketing de conteúdo é fundamental na retomada dos negócios, após a crise da Covid-19. No inbound marketing, a equação é simples: um site sem visitas não gera leads. Sem leads, não há conversão de clientes. A estratégia tem como papel fundamental atrair público muito mais engajado e propenso a consumir produto ou serviço – isso otimiza o trabalho da equipe comercial e permite que a empresa fature muito mais!

Qual a relação do inbound marketing com a conversão de clientes?

Utilizar o conteúdo para engajar o público-alvo e atrair leads qualificados é algo que vem sendo feito há tempos, mas só nos últimos anos todos perceberam que ele é indispensável para o sucesso das estratégias digitais. O inbound marketing se tornou popular nos Estados Unidos, em 2009, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah lançaram o livro “Inbound marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. De lá para cá, o potencial da estratégia de conversão de clientes aumentou à medida que se tornou mais simples, acessível e focado em resultados.

Os resultados encontrados pela RD no estudo Panorama PMEs também apontaram que 70,9% das companhias declararam que sentem a necessidade de melhorar seus processos de marketing e vendas. Sabe qual é a forma mais interessante para isso? Investir no inbound marketing com o objetivo de conversão de vendas!

As etapas do inbound marketing:

  • Atração: são utilizadas técnicas de SEO em sites, links patrocinados e redes sociais;
  • Conversão: feitos com calls-to-action e landing pages;
  • Relacionamento: por meio do envio de e-mail marketing e automação de marketing;
  • Venda: relação direta com CRM;
  • Análise: o monitoramento de ações é feito para encontrar pontos de melhorias.

É fundamental considerar a jornada de compra do consumidor, para ter clareza sobre suas necessidades ou interesses. Para ter sucesso, pense nas diferentes formas de apresentar a marca e o seu valor ao longo das fases do relacionamento.

A conversão de clientes está relacionada ao envolvimento da marca com o público-alvo

Entre as principais barreiras para atrair e converter clientes estão a falta de conhecimento sobre o consumidor, o que abre margem para achismos e formulação de estratégias equivocadas. Você precisa pensar em como conquistar a pessoa que está do outro lado, com mensagens assertivas, que vão de encontro com seus desejos e necessidades.

Um diferencial para o sucesso e aumento na taxa de conversão de clientes é ir além da produção de conteúdo, olhando para questões de experiência, acessibilidade e performance. Fazer o acompanhamento de métricas e estabelecer metas que envolvam o relacionamento com a audiência servirá para te dar um melhor direcionamento.

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair leads qualificados com foco na conversão de clientes. Marcas dedicadas a produzir conteúdos de qualidade e focados na persuasão conseguem aumentar consideravelmente seus retornos financeiros ao mesmo tempo que reforça seu posicionamento como autoridade no segmento de atuação.

Se você ainda não tem uma estratégia de inbound marketing elaborada, fale com a Webcompany Marketing Digital. Temos uma equipe de especialistas pronta para te atender.

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