fbpx

Como usar o Google Meu Negócio para melhorar as buscas locais

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

As buscas locais são mais importantes para o trabalho de marketing digital do que as pessoas imaginam. Pode ser que até hoje você tenha se preocupado com as imagens do Instagram, com os preços publicados no Facebook ou com qualquer outra estratégia mais popular, mas que tal unir essas ações com um trabalho ainda mais específico? Seu negócio só tem a ganhar!

Entra ano, sai ano, e o Google continua sendo um dos sites mais visitados do mundo. Dados publicados pela Internet Live Stats, um agregador de estatísticas sobre o mundo digital, mostraram que o mecanismo deve processar pelo menos 3,5 mil milhões de pesquisas por dia, o que representa cerca de 40 mil pesquisas a cada segundo, em média. Consegue ter noção da dimensão da plataforma? Se você explorar ferramentas para melhorar as buscas locais, poderá aproveitar todo esse alcance!

O que são buscas locais?

O algoritmo de buscas locais do Google usa alguns parâmetros para entregar resultados eficazes nas pesquisas. Seu maior objetivo é melhorar a experiência do usuário, por isso, prefere indicar estabelecimentos relevantes e que realmente estejam próximos a quem pesquisa ou dentro da limitação geográfica solicitada. As buscas locais correspondem às pesquisas que indicam resultados de negócios próximos ao usuário.

Os resultados que consideram a localização têm impacto direto na maneira como negócios de pequeno e médio porte são encontrados, porque é natural que usuários usem o Google para saber se os estabelecimentos que procuram estão por perto. Se as empresas são encontradas com facilidade nas pesquisas, têm oportunidades para melhorar as vendas. Sabendo dessa demanda no mercado, a Google criou o Google Meu Negócio, que facilita a aparição nos resultados, principalmente os de buscas locais.

Vantagens do Google Meu Negócio para sua empresa

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que fornece informações sobre as empresas que são mostradas nos resultados de pesquisa do Google. Se você ainda duvida do potencial das buscas locais, os dados vão te convencer: 65% de todas as pesquisas da plataforma contém uma referência local, ou seja, as empresas devem se preocupar com sua otimização de mecanismo de pesquisa local (SEO).

Partindo do princípio de que os perfis do Google Meu Negócio permitem que clientes em potencial encontrem, aprendam e se envolvam com empresas, é fundamental que o perfil esteja otimizado. Você pode até já ter um cadastro no Google Meu Negócio, mas esse é só o começo do trabalho. Por trás da configuração deve haver uma estratégia, assim como em qualquer outra ferramenta de marketing. Mais clientes são convertidos, à medida que todas as informações úteis aos clientes em potencial são fornecidas!

Pontos de atenção para utilizar o Google Meu Negócio:

Nome, localização e número de telefone
O nome configurado deve ser idêntico ao usado na sinalização da loja e nas redes sociais. A pessoa precisa reconhecer seu nome e as características da marca só de visualizar o link.
Empresas de área de serviço, que costumam não ter uma localização física, podem desativar a localização durante a configuração e adicionar uma área de serviço, para seguir aparecendo nas pesquisas locais relevantes. Não esqueça de adicionar o horário de atendimento e os melhores momentos para contato!

Link para o site
Um dos principais benefícios de ter um perfil no Google Meu Negócio é a capacidade de enviar mais tráfego ao site para converter mais clientes. Insira o link para a página mais atualizada que tiver e seja estratégico ao posicionar as informações.

Categoria e Atributos
É fundamental escolher a categoria certa para sua empresa, porque isso faz com que os clientes mais adequados encontrem você. Mais de 80% das visualizações do Meu Negócio são por meio de pesquisas de descoberta de uma categoria em vez da pesquisa de um nome comercial.

Depois de escolher uma categoria principal para sua empresa, é hora de escolher as categorias secundárias. Quando você indica suas categorias, o Google fornece uma lista de atributos que devem ser marcados para descrever melhor sua empresa. É o seu momento de encantar as pessoas que precisam do produto ou serviço que você oferece.

Adicionar produtos e serviços
Tenha o cuidado de detalhar as atividades exercidas no perfil, porque isso dirá aos clientes em potencial exatamente o que você faz e quais são suas especialidades. Existe também um espaço para adicionar as palavras-chave relevantes, o que é ótimo para melhorar sua classificação nas pesquisas do Google.

Descrição da empresa
Na seção ‘Da empresa’ você deverá inserir a descrição da sua empresa. Faça o possível para utilizar todos os caracteres disponíveis, colocando as informações importantes nos primeiros 250 caracteres. É interessante utilizar conteúdos parecidos com os que estão nas redes sociais ou na página Sobre nós em seu site. Mantenha a identidade da marca!

Área de publicações
Uma forma de potencializar as buscas locais com um perfil do Meu Negócio é usar o espaço de publicações com criatividade. Você pode publicar anúncios de negócios, ofertas e informações sobre eventos, seja o que for, o objetivo é sempre fornecer o máximo de informações importantes sobre o seu negócio!

Caprichar nas fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras, sempre foi e sempre será assim. Com as buscas locais, isso não é diferente: adicionar fotos ajudará a página a ter um melhor desempenho, impactando positivamente sua classificação. Seja constante e mantenha as fotos atualizadas!

Opinião dos consumidores
As resenhas influenciam a tomada de decisão do consumidor, por isso, têm um peso maior na classificação no algoritmo. Além de aumentar a visibilidade de suas empresas nos resultados de pesquisa, os comentários valorizam a marca e colaboram com a reputação. Incentive seus clientes a fazer comentários!

O Google Meu Negócio complementa as estratégias digitais de uma empresa, explorando o potencial da plataforma e direcionando mais tráfego para o site. Investir em um trabalho com foco em melhorar as buscas locais fará toda a diferença no índice de conversão da marca. Olhe com carinho para essa parte do trabalho digital!

Conte com a equipe da Webcompany Marketing Digital para intensificar o trabalho de buscas locais.

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.