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Como‌ ‌encontrar‌ ‌micro‌ ‌influenciadores:‌ ‌saiba‌ ‌ escolher‌ ‌a‌ ‌parceria‌ ‌certa!‌

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Diante de tantos perfis de influencers, uma dúvida comum entre marcas que apostam no marketing de influência é: como encontrar micro influenciadores?

Enquanto alguns negócios apostam em criadores de conteúdo digital que possuem milhões de seguidores nas mídias e, por isso, alcançam um público mais abrangente, outra estratégia é investir em micro influenciadores. 

Eles são capazes de gerar mais engajamento e interação entre seus seguidores, podendo trazer bons resultados para a sua empresa. Continue lendo para entender mais sobre isso e descobrir como encontrar micro influenciadores para o seu negócio!

Entenda a importância dos micro influenciadores na decisão de compra dos usuários

Se a internet é uma poderosa ferramenta de comunicação e venda, os influencers digitais podem ser considerados os gurus das redes sociais. Não é em vão que se tornou comum a estratégia de parcerias entre empresas e criadores de conteúdo para aumentar as vendas da marca.

Afinal, um comportamento de consumo cada vez mais comum entre os usuários é a busca pela opinião de pessoas em quem confiam sobre determinado produto ou serviço. É aí que os influencers entram, já que acabam cumprindo um papel importante na decisão de compra dos consumidores ao indicar marcas e comentar suas experiências.

No Brasil, a estimativa é que 71% dos consumidores online sigam um influenciador e que 55% busquem suas opiniões antes de comprar algo. Além disso, 73% afirmam que já fizeram uma aquisição por indicação de um criador de conteúdo digital. Os dados são de estudos da Nielsen, empresa referência em medição de informações.

Por que você precisa saber como encontrar micro influenciadores?

Os micro influenciadores têm sido muito visados para abordagens de marketing de influência. Apesar de não possuírem um número muito alto de fãs, atuam em um nicho mais específico, o que faz com que atraiam um público também mais específico e tenham boas oportunidades de gerar engajamento e interação.

Ou seja, estamos falando sobre um poder de influência muito grande. Mais do que uma busca por informações de produtos e serviços, é uma questão de confiança para os consumidores. Apostar no marketing de influência é uma estratégia potente para gerar mais visibilidade e reconhecimento da marca, aumentando suas vendas.

Como encontrar micro influenciadores

Vamos descobrir como encontrar micro influenciadores para o seu negócio? Veja nossas dicas:

Analise seus seguidores

O primeiro passo é verificar se há algum micro influenciador dentre os fãs da sua marca. Esse já é um fator bastante interessante por se tratarem de pessoas que já demonstram interação com o seu negócio. Em geral, essa parceria pode ser mais autêntica e demandar menos esforço para ser fechada.

Você pode começar a monitorar seus seguidores para descobrir aqueles que já promovem seus produtos e podem atender ao objetivo do público-alvo da sua empresa. Verifique também no que são especialistas, com o que trabalham e quais seus interesses. Após isso, analise quais possuem o perfil que você procura.

Pesquise por hashtags

Outra forma que você tem para saber como encontrar micro influenciadores é por meio da busca de hashtags nas redes sociais. É uma forma de conhecer novos perfis de criadores de conteúdo. Assim, você consegue analisar se há interesse em seu produto/serviço ou se usam algo similar ao que você disponibiliza.

Isso ajuda também a identificar micro influenciadores que estejam mais engajados com o segmento em que sua empresa está inserida. Ou seja, podem ser mais interessantes para alcançar um público mais assertivo. Aliás, na hora de pesquisar, é preciso escolher uma hashtag específica e relevante para a sua marca.

Busque criadores de conteúdos locais

Vamos pensar um pouco: se o que você quer é um público qualificado e engajado com produtos/serviços similares aos que você vende, já pensou se é interessante começar pelo local onde você reside? Claro, isso vai depender do tipo de oferta que você tem e da demanda da região, mas, caso haja procura, talvez valha a pena começar por aí.

Se você buscar por micro influenciadores locais, pode encontrar uma grande parceria, já que o público-alvo tende a ser determinado por uma área específica, ou seja, é mais direcionado. Isso pode ser definido pelo estado, cidades mais próximas ou a área geográfica que você identificar como interessante para o objetivo da empresa.

Inclusive, essa busca pode ser feita online também. Experimente procurar no google algo como “blogueiros Rio de Janeiro”, ou adicione o nicho do seu negócio: “blogueiros de moda Rio de Janeiro”.

Aposte em ferramentas 

Por fim, mas não menos importante, estão as ferramentas digitais com foco exatamente nisso: ajudar você a saber como encontrar micro influenciadores. Vamos conhecer algumas principais? 

  • Traackr: é um sistema de gestão de marketing de influência que ajuda você a encontrar e gerenciar diversos perfis de criadores de conteúdo;
  • Influency.me: é uma plataforma que disponibiliza um banco de dados com diversos perfis da internet, além de oferecer também a gestão de campanhas;
  • Airfluencers: já aqui temos uma ferramenta que disponibiliza milhões de perfis da América Latina e as buscas são feitas com inteligência artificial para encontrar os mais adequados à sua estratégia.

Dicas para saber como encontrar micro influenciadores certos

A importância de entender como encontrar micro influenciadores está na necessidade de definir bem as abordagens das ações. A primeira questão para traçar uma estratégia de marketing de influência com base em perfis micro é que estes precisam corresponder aos interesses da marca como um todo.

Ou seja, se você quer alcançar maior visibilidade para seus produtos ou serviços, de modo a impactar positivamente as vendas e a presença online do negócio, precisa considerar algumas questões importantes ao descobrir como encontrar micro influenciadores. Para isso, nossas dicas são:

  • analise quais redes sociais são mais interessantes para as ações com micro influenciadores, como: Instagram, Facebook, Youtube e TikTok.
  • verifique bem o público-alvo dos perfis em potencial, afinal, é preciso que seja semelhante ao seu para direcionar assertivamente;
  • monitore as redes sociais dos influencers que mais chamaram a sua atenção para descobrir se há seguidores qualificados, se são engajados;
  • não deixe de analisar também a imagem da pessoa e seus princípios, que precisam estar de acordo com os da sua marca. Por exemplo, se você vende produtos veganos, precisa ir além do rótulo de “vegano” no perfil, é interessante saber como o micro influenciador defende a causa;
  • identifique a linguagem do micro influenciador e como ele interage com seus fãs.

Principais ações de marketing de influência que você pode usar

Até aqui, você viu sobre a importância de saber como encontrar micro influenciadores, como os consumidores têm reagido em relação a indicações nas redes sociais e o que, de fato, é preciso para acertar na escolha dos perfis certos. Mas, e as estratégias? 

Quanto a isso, desde já ressaltamos a necessidade de realizar um bom planejamento de marketing antes de qualquer ação. Agora, há algumas abordagens comuns e que podem ser interessantes para a sua marca:

Guest posts

Já viu que entender como encontrar micro influenciadores adequados depende de vários fatores, certo? Uma estratégia que pode ser interessante verificar entre os perfis é a possibilidade de produção de guest posts como um convidado especialista em algum assunto interessante para ambos os lados.

Aliás, isso pode ser feito também nas suas redes: convidando o micro influenciador para falar sobre um tema importante para a sua marca. Por exemplo, se você tem um nicho de produtos veganos, pode escrever como convidado no blog dele (e vice-versa) sobre a importância do veganismo. 

Assim, estará favorecendo o blog do micro influenciador e ainda alcançando maior reconhecimento e visibilidade para a sua marca, pois divulgará conteúdo relevante ao público-alvo em comum. 

Unboxing

O unboxing é bastante conhecido no Youtube, mas também já ganhou espaço em outras redes, como no Instagram. É uma ação voltada para o visual, ou seja, é quando o criador de conteúdo produz um vídeo focado em produtos, no qual mostra a abertura das caixas recebidas das marcas. 

O público costuma engajar bastante esse tipo de conteúdo. Então, vale analisar se  pode ser uma estratégia interessante para divulgar mais o seu produto, seja com lançamentos ou outras campanhas de promoção. 

Portanto, se você considera essa abordagem interessante, não deixe de verificar na sua busca por como encontrar micro influenciadores se há a possibilidade de investir nisso junto aos perfis selecionados.

Criação de conteúdos interativos

Depois que você descobre como encontrar micro influenciadores e escolhe o perfil mais ideal para o seu negócio, consegue perceber os tipos de conteúdo que mais ganham engajamento na rede da pessoa. Assim, é possível pensar em algumas criações específicas, como conteúdos interativos

Por exemplo, se o seu nicho é moda, pode enviar algumas peças para que o micro influencer faça um reels divertido combinando as peças. E ainda pode disponibilizar um cupom de desconto exclusivo para seus seguidores.

Divulgação exclusiva

É possível tornar tudo ainda mais especial e direcionado ao enviar informações exclusivas para o criador de conteúdo divulgar em suas redes, em primeira mão, para seus seguidores. Isso pode ser em relação a eventos, campanhas, lançamentos e outras ações.

Vale para disseminar informação relevante de uma forma mais direcionada e aumentar o alcance dos eventos divulgados. Para isso, você precisa filtrar bem sua busca de como encontrar micro influenciadores, já que será preciso de uma relação de confiança em relação às informações passadas.

Código de desconto

Você provavelmente já viu por aí diversos influencers disponibilizando códigos exclusivos, certo? Pois, trata de uma abordagem muito comum e que pode render bons resultados se bem definida. Ao criar links personalizados para o micro influenciador divulgar aos seus fãs, ele se torna uma espécie de filiado da sua marca. 

Assim, ele vai se esforçar para oferecer o cupom aos seus seguidores e ganhar comissão ou outro benefício pela venda de produtos e serviços que vieram do seu link, potencializando as vendas e aumentando a visibilidade do negócio.

Resenhas

Outra ação bastante conhecida é a famosa resenha, uma espécie de conteúdo em que o micro influenciador compartilha informações e suas impressões em relação ao produto/serviço da sua marca. Isso pode ser feito de diversas formas, com uma postagem nas redes, foto, vídeo, lives ou outras criações.

Se você chegou até aqui, saiba que, após descobrir como encontrar micro influenciadores e considerar todas as nossas dicas para acertar na escolha dessa parceria, ressaltamos a necessidade de monitorar as estratégias traçadas. 

Não adianta você encontrar o perfil “certo”, com os mesmos valores, que já era porta-voz da sua marca, que tem um bom número de engajamento nas redes, se os resultados não estiverem sendo relevantes para você em relação aos custos das ações.

Ou seja, fique de olho em tudo e esteja preparado para realizar ajustes nas campanhas se necessário. 

E como sabemos que isso ocupa tempo e conhecimentos na área, saiba que você pode contar com uma equipe de especialistas em marketing digital, que vão entender o momento do seu negócio e traçar as melhores abordagens para as ações de divulgação do seu produto ou serviço.

Desse modo, se precisar elaborar um planejamento estratégico para aumentar seus resultados nas mídias sociais, nos envie uma mensagem falando mais sobre seu projeto!

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