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Por que o Chatbot é importante para a sua estratégia de marketing digital

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A transformação digital segue firme no Brasil e no mundo e as empresas acompanham. O Chatbot é um exemplo de grande inovação que vem sendo adotada com o tempo por diversas marcas que buscam garantir uma melhor experiência ao usuário e automatizar ações de atendimento ao cliente.

Talvez você até já tenha ouvido falar muito em Chatbot, mas já pensou em como essa tecnologia pode agregar à sua estratégia de marketing digital? Para que serve e como pode ser usada para potencializar suas campanhas na internet? 

Neste texto, você descobrirá não só o que é, mas também quais as vantagens e como usar essa aplicação nas suas ações. Acompanhe!

O que é um Chatbot?

Um Chatbot é um sistema programado para simular uma conversa humana em um chat. “Chat” significa “bate-papo” em tradução para o português, enquanto que “bot” quer dizer “robô”, o que faz com que “chatbot” seja algo como “robô de bate-papo”.

É exatamente essa a sua finalidade: criar um ambiente virtual de conversa com o usuário, de modo que o atendimento possa ser feito sem a necessidade de uma intervenção humana. Essa “conversa” é automatizada, ou seja, ocorre de forma automática e instantânea de acordo com as interações do cliente.

Exemplos de ações que podem ser automatizadas por um Chatbot são as dúvidas frequentes dos usuários. Ele é capaz de processar e entender as mensagens enviadas pelo cliente e retornar com as respostas relacionadas, reduzindo tempo de espera no atendimento e permitindo que os profissionais tenham maior foco em trabalhos mais complexos.

Um Chatbot que utiliza IA (Inteligência Artificial) tem capacidade de realizar ações inteligentes, como: disparar avisos, realizar agendamentos, processar e coletar dados, além de atuar como intermediador entre o cliente e a empresa.

Quais as vantagens de usar um Chatbot?

Pensar nas vantagens de adotar um Chatbot para a sua empresa envolve reconhecer os gargalos na comunicação com o cliente, visto que a aplicação vai atacar justamente nesse ponto e prezar por melhorias na experiência do usuário. Veja algumas das principais vantagens do “robô de bate-papo”:

Disponibilidade 24 horas

Sem dúvida nenhuma essa é uma grande vantagem de usar Chatbot no seu negócio, afinal, estar disponível 24 horas em 7 dias por semana para prestar atendimento ao cliente é muito difícil e custoso por requerer mão de obra qualificada para tal. 

Ao utilizar esse tipo de aplicação, essa disponibilidade é automatizada, ou seja, não necessitará de intervenção humana para funcionar, o que reduz os custos e possibilita ao usuário uma melhor experiência de atendimento ao não precisar esperar por respostas básicas para as suas perguntas.

Respostas instantâneas

Por falar em perguntas, você com certeza gosta de obter respostas rápidas quando precisa, certo? Imagina oferecer essa possibilidade ao seu cliente sem precisar gastar o tempo do seu pessoal com aquelas dúvidas frequentes de todo dia que precisam ser respondidas?

Um Chatbot pode oferecer respostas instantâneas às milhares de perguntas que possam surgir (ainda que ao mesmo tempo!), o que significa que a sua empresa pode prestar atendimento a mais de um cliente de forma rápida, graças aos mecanismos tecnológicos embutidos nele.

Eliminação de erros

Outro principal benefício de usar um Chatbot na sua empresa está na eliminação de falhas, lentidão e erros humanos. 

Já não é mais necessário ficar impaciente ao ter que responder pela milésima vez a mesma pergunta durante o dia, nem causar frustração no cliente ao ter que lidar com falhas humanas que são perfeitamente capazes de ocorrer.

Esse tipo de programa tem como finalidade ser o mais inteligente possível ao simular as ações humanas, mas, acima de tudo, ter a capacidade de repetir tudo sem cometer erros. Trata-se de uma caraterística muito relevante para o suporte ao cliente e, por serem máquinas, raramente falham.

Atendimento personalizado

Se o seu negócio ainda não investe em atendimento personalizado está perdendo a chance de obter maior fidelização de clientes e estar à frente da concorrência. Uma das principais buscas do consumidor multicanal, por exemplo, é obter um atendimento customizado às suas necessidades.

Só que oferecer esse tipo de suporte não é tão simples, mas pode se tornar uma tarefa menos custosa quando contamos com o apoio de um Chatbot. A máquina é capaz de coletar um grande volume de informações dos clientes e usá-los para personalizar o atendimento, além de oferecer dados qualificados para outras ações da empresa.

 

APLICAÇÕES PRÁTICAS

O avanço nos estudos da inteligência artificial já estão permitindo uma verdadeira revolução no atendimento ao cliente. Abaixo relacionamos algumas aplicações práticas em diversos segmentos de negócio:

CHATBOT PARA IMOBILIÁRIAS

Enquanto o corretor vende, o chatbot continua atendendo e qualificando os visitantes em seu site, enviando ao corretor somente os leads qualificados.

CHATBOT PARA CONCESSIONÁRIAS

O chatbot especializado para o setor automobilístico, possibilita ao cliente a consulta de veículos, agendamento de revisões e test-drive.

CHATBOT PARA RESTAURANTES

Os chatbots podem ser utilizados para agendamentos e reservas, além de apresentação do menu de restaurantes, cafés, etc.

CHATBOT PARA LOJAS VIRTUAIS

Colocar itens à venda on-line é fácil. A parte difícil é convencer o cliente a comprá-lo na sua loja online. Com um chatbot, o suporte se torna muito mais fácil.

CHATBOT PARA PESQUISAS

Automatizar pesquisas de opinião através de chatbots reduzem custos com a contratação de equipe, padronizam o processo e consolidam os resultados automaticamente

CHATBOT PARA RECRUTAMENTO

Quando você recebe muitos candidatos para uma vaga, será difícil selecionar todos eles. Use um chatbot para pré-selecionar os candidatos e reduzir o volume de trabalho repetitivo.

Por que usar um chatbot em sua estratégia de marketing?

O Chatbot pode ser usado em diversas frentes do seu negócio, incluindo as estratégias de Marketing Digital. Um exemplo é que ele impacta positivamente na sua classificação de SEO, resultando em um melhor desempenho e ranqueamento das suas ações de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

A aplicação também pode contribuir ativamente para o aumento do tempo gasto em uma página de destino, oferecer uma maior experiência ao cliente que visita o seu site, aumentar o índice de positividade nas avaliações do usuário e estabelecer um suporte personalizado ao público atendido.

A coleta de informações também deve ser considerada como grande vantagem de usar um Chatbot em suas ações de marketing digital, afinal, quanto mais você souber sobre os seus clientes, melhor poderá atendê-los e criar uma jornada de compra mais otimizada.

Vale ressaltar também a possibilidade de dar um grande passo rumo à multicanalidade da sua empresa ao oferecer, junto a um Chatbot, assistência personalizada em múltiplos canais de atendimento, inclusive, como uma nova forma de entrar em contato com seus leads.

Você tem interesse em usar um Chatbot

As vantagens de adotar essa tecnologia nas suas estratégias de Marketing são tantas que não cabem em um único texto, mas estamos dispostos a tirar todas as suas eventuais dúvidas sobre a aplicação. Conte com a Webcompany para automatizar um atendimento personalizado ao usuário.

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